Crónica Pitoresca

SOBRE NÓS

Parcerias
A Crónica Pitoresca é uma estrutura emergente que trabalha cruzamentos disciplinares.

O serviço educativo faz parte da estrutura da Crónica Pitoresca e por isso durante os seus dois primeiros anos focou-se na produção de: "Fábulas são Fábulas", "Os Vicentes" e "P de Pessoa". Abrangendo assim públicos dos 3 aos 18 anos em todo o país.

Ainda no serviço educativo conta com projetos como 7/1 assim como o Cinescolas produzindo com eles mais de 15 curtas por ano em ambiente escolar. Estes projetos têm também um espaço para exibir os seus filmes no Festival 7/1 e Gala Cinescolas, usualmente acontecem no Teatro Municipal Constantino Nery. Estes projetos estão presentes em concelhos como Matosinhos, Gondomar e Barreiro.

Tipo O aconteceu em Santa Maria da Feira e consiste num projeto de formação que culminou com a produção de um filme onde foi possível juntar as técnicas aprendidas nas diversas oficinas. Ainda na formação de públicos temos o projeto “Era uma vez” que consiste na apresentação de uma performance e com ela a possibilidade de experimentar oficinas que são a exploração artística dos conceitos apresentados.

A Crónica Pitoresca coordena também o Serviço Educativo do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, tem vindo a estar presente no Agrupamento de Escolas Abel Salazar apoiando e formando professores de teatro em funções. Já com o projeto “Ao Mar”, finaciado pela Direção Regional da Cultura do Norte, no AEG1 tivemos a oportunidade de formar professores de diversas áreas de forma a que o uso das expressões artísticas sejam uma prática nas aulas das mais diversas áreas: História, Português, Geografia e EVT.

Como estrutura a Crónica Pitoresca tem como base a passagem de conhecimento e por isso mesmo tem parcerias como A CAsa Do Professor e o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) recebe e estagiários e forma professores na área das expressões artísticas.

Em 2022 estreia “Claudia sem Acento" numa co-produção com a Casa Varela (Pombal) onde se pretende explorar a identidade da personagem e o lugar de conforto/desconforto sobre o qual falamos, com um texto de Cláudia Lucas Chéu que foi nomeado para o prémio Oceanos.
E-mail: geral@cronicapitoresca.pt | Telemóvel: 938 728 476

Rua 28 de Janeiro, 350 - Candal Park - Fração X-16
4400-335 Vila Nova de Gaia
@Copyright 2022 Crónica Pitoresca. Todos os direitos reservados