Projectos

Serviço Educativo
Serviço Educativo

Os Vicentes - A Barca

Partindo da «Farsa de Inês Pereira», de Gil Vicente, esta peça de teatro musicada, vai buscar as palavras de Gil Vicente mostrando que as mesmas fazem todo o sentido nos dias de hoje.
Sinopse

Mariana e João estão a lançar um EP cujo o título é: “A Barca”. É-o porque de facto eles fizeram um EP de “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Mariana e João usam as personagens para contar duas histórias a deles e a das personagem.
Numa mistura de português de Gil Vicente e dos dias de hoje o espetáculo faz-se acontecer.

Público-Alvo- 9º ano

FICHA ARTÍSTICA

Direção Artística e Dramaturgia- Rita Burmester
Direção Musical- João Gonçalves
Interpretação- João Gonçalves e Mariana Duarte
Produção- Crónica Pitoresca

CONTEXTUALIZAÇÃO ARTÍSTICA

Um espetáculo que recria a obra vicentina de uma forma atual e aproximada da realidade de quem a assiste. Ao longo de cinquenta minutos, dois músicos/atores assumem a apresentação do seu novo EP, dedicado ao “Auto da Barca do Inferno”. Num convite ao público para entrar neste universo musical. Ao longo do espetáculo, os atores vão questionando o público sobre diversos aspetos da obra, relacionando os tempos e contextos com os dias de hoje. Estas ''pausas'' pretendem dar tempo para absorver melhor os facto e criar laços com as narrativas e cada um dos espectadores.

INTENÇÕES ARTÍSTICAS

Numa linguagem onde o metateatro está presente aproximam-se os mundos de 1523 com o de 2022.

Serviço Educativo

P de Pessoa

Uma YouTuber resolveu mergulhar no mundo de Pessoa e dá-lo a conhecer.

Uma viagem através de Ofélia até ao Fernando Pessoa, passando pelos heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, não deixando a Mensagem esquecida.
SINOPSE

P de Pessoa fala de Fernando Pessoa e o seu trabalho em Mensagem, os heterónimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis para além de passar pelas cartas entre Ofélia e Fernando Pessoa. Numa abordagem contemporânea e próxima ao público.

Público-Alvo- 12º ano

INTENÇÕES ARTÍSTICAS

Numa linguagem onde o metateatro está presente aproximam-se os mundos de Gil Vicente com o de 2022.

FICHA TÉCNICA

Encenação e Dramaturgia- Rita Burmester
Revisão de Dramaturgia- João Gonçalves
Interpretação- João Gonçalves e Mariana Duarte
Técnico de Som- João Gonçalves
Produção- Crónica Pitoresca
Serviço Educativo

Fábulas são Fábulas

Uma peça, cujo público alvo são as crianças dos 3 aos 10 anos, e que consiste num conjunto de três fábulas onde o mundo dos contadores de histórias e do origami são um excelente mote para apresentar este trabalho.
SINOPSE

Fábulas São Fábulas é um conjunto de várias fábulas contadas através do origami.

No tempo em que os animais, o vento e os elementos da natureza falavam eles também nos mostravam como viver melhor. São essas histórias que nos ensinam coisas como: às vezes os mais pequenos safam os grandes de situações difíceis, pouco a pouco vai-se conseguindo chegar a algum lado e adormecer à sombra da bananeira deixa-nos para trás mesmo que sejamos bons.

Público-Alvo- 3 aos 12 anos

CONTEXTO

Fábulas são Fábulas existe para nos relembrar quem somos gota a gota, ou melhor, fábula a fábula.

Fábulas são histórias onde animais e elementos da natureza falam e tomam neles atitudes humanas. São também histórias que deixam uma mensagem tida, em tempos idos, como a moral.

Hoje, mais do que nunca, é importante refletir através das histórias que nos contam ao longos dos tempos sobre as nossas atitudes e papel enquanto ser humano.

INTENÇÕES ARTÍSTICAS

Num tempo onde estamos rodeados de estímulos visuais que são a imitação do real, Fábulas são Fábulas pretende devolver à criança aquilo que ela tem por si só: a imaginação. Desta forma, sem excessos apenas o essencial, folhas que se transformam (origami) podemos ver uma história a aparecer atrás da outra.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística Rita Burmester
Encenação Alexandre Sá (O Passarinho e a Pedra; O Leão e o Rato; O Leão e as Duas Vacas)
Interpretação Mariana Duarte
Técnico de Som João Gonçalves
Produção Crónica Pitoresca

Fábulas Disponíveis

-O Passarinho e a Pedra
-O Leão e o Rato
-O Leão e as Duas Vacas
-A Tartaruga e a Lebre
-A Raposa e a Cegonha
-Os Dois Galos
Serviço Educativo

M de Maias

M de Maias parte do conceito de um programa entretenimento que por acaso “Nem nome tem”, mas isso pouco importa. Importa pois que abordam “Os Maias” de Eça de Queirós, um livro com cerca de seiscentas e tal páginas.
SINOPSE

M de Maias parte do conceito de um programa entretenimento que por acaso “Nem nome tem”, mas isso pouco importa. Importa pois que abordam “Os Maias” de Eça de Queirós, um livro com cerca de seiscentas e tal páginas. Mariana e João vão de Episódio em Episódio da vida romântica duma forma divertida, transformando esta obra que é considerada por muitos densa e de difícil leitura, num talk-show informativo e didático.

Público-Alvo- 11º ano

CONTEXTO

Passam-se duas narrativas: a da obra que é abordada “Os Maias” e a de um programa de entretenimento. Sendo que os jovens estão familiarizados com esta linguagem fazer esta mistura de contextos aproxima os jovens do 11º ano da obra.

INTENÇÕES ARTÍSTICAS

FICHA TÉCNICA

Encenação e Dramaturgia- Rita Burmester
Revisão de Dramaturgia- João Gonçalves
Interpretação- João Gonçalves e Mariana Duarte
Produção Musical- João Gonçalves
Produção- Crónica Pitoresca
Serviço Educativo

Os Vicentes - Inês

Partindo da «Farsa de Inês Pereira», de Gil Vicente, esta peça de teatro musicada, vai buscar as palavras de Gil Vicente mostrando que as mesmas fazem todo o sentido nos dias de hoje.
''Muito pertinente a forma como adaptaram a linguagem vicentina para corrente! O facto de ser um musical torna tudo mais leve, e as pausas para explicações fazem com que xs alunxs acompenhem melhor a narrativa.''!''
Professor Luís de Tavira
Sinopse

Mariana e João estão a lançar um EP cujo o título é: “A Farsa de Inês Pereira”. É-o porque de facto eles fizeram um EP de “A Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente.
Mariana e João usam as personagens para contar duas histórias a deles e a das personagem.
Numa mistura de português de 1523 e dos dias de hoje o espetáculo faz-se acontecer.

Público-Alvo- 10º ano

FICHA ARTÍSTICA

Direção Artística e Dramaturgia Rita Burmester
Direção Musical João Gonçalves
Interpretação João Gonçalves e Mariana Duarte
Produção Crónica Pitoresca

CONTEXTUALIZAÇÃO ARTÍSTICA

Um espetáculo que recria a obra vicentina de uma forma atual e aproximada da realidade de quem a assiste. Ao longo de cinquenta minutos, dois músicos/atores assumem a apresentação do seu novo EP, dedicado a Inês Pereira. Num convite ao público para entrar neste universo musical. Ao longo do espetáculo, os atores vão questionando o público sobre diversos aspetos da obra, relacionando os tempos e contextos com os dias de hoje. Estas ''pausas'' pretendem dar tempo para absorver melhor os facto e criar laços com as narrativas e cada um dos espectadores.

INTENÇÕES ARTÍSTICAS

Numa linguagem onde o metateatro está presente aproximam-se os mundos de 1523 com o de 2022.
Fazer não chega se não conseguirmos divulgar o que melhor fazemos.

Estamos aqui para o ajudar
a partilhar o que de melhor faz

Da maneira que melhor sabemos fazer da maneira que melhor sabemos fazer:
a produzir.
Fazer não chega se não conseguirmos divulgar o que melhor fazemos.

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